Comodato




A Casa Escher  coloca em xeque o próprio conceito de casa em um desafio que estabelece a relação do imóvel com o estilo de vida móvel. O espaço desta casa tem um caráter transitório, onde tudo está em constante movimento. Esta casa está à venda e os móveis são obtidos seguindo a lógica do desinteresse, em uma concepção de caráter museológico.

Driblando às noções de consumo e entendendo a aquisição de coisas como agravantes da mobilidade, procuramos estabelecer nosso cotidiano utilizando a idéia de comodato. O comodato é um empréstimo gratuito de coisas não fungíveis em que o comodante entrega ao comodatário uma coisa para ser guardada e usada temporariamente. É um contrato unilateral não solene podendo ser estabelecido de forma oral. A gratuidade é o que distingue o comodato da locação.

Desta maneira trabalhamos com o conceito de desapego e de funcionalidade entendendo que o excesso de coisas incentivam o consumo e prejudicam a mobilidade e transição de espaços e ritmos de vida que aspiram leveza e liberdade. Mais além da questão econômica, o interesse em trabalhar com a noção de comodato questiona principalmente a necessidade de posse fazendo o uso dos objetos de forma transitória e temporária. Assim, com a ausência de pesos materiais, o estilo dinâmico do cotidiano atual ganha uma maior possibilidade de deslocamento.

Na história das residências e dos hábitos domésticos são visíveis diversas mudanças, seja com o advento da luz elétrica até às pequenas alterações de costumes. Como diz T. Jefferson "o lar é repositório caleidoscópico de mudanças que se revelam imperceptíveis". A Casa Escher, desta maneira, convive com o princípio da instabilidade criando uma contraposição entre habitar/fixar e transitar/mover.

As gravuras de M. C. Escher de certa forma condizem com este conceito. Nos trabalhos do artista uma forma se transforma em outra e os personagens estão sempre em movimento. 

A Casa Escher como espaço de arte incorpora também algumas obras de arte em forma de comodato.

Confira os artistas e colaboradores:


COMODATO CASA ESCHER

Móveis, utensílios & afins

Aline Essenburg
Bárbara Biscaro
Cecília Lavigne
Cecília Vilela
Dulce Pinheiro
Ernani Vilela 
Ileana Corrêa
Letícia Cardoso
Lucila Vilela
Marcelo Schroeder
Roberto Gorgati
Talita Corrêa


Obras de Arte
Cláudio Trindade
Diego de los Campos
Juan Pablo
Lela Martorano
Letícia Cardoso
Lucila Vilela


Para participar do comodato Casa Escher, escreva para: casaescher@gmail.com

(Procura-se fogão)
- Encontrado! Agradecemos ao Felipe pela doação do fogão. Comodato dado. Tá valendo...

(Procura-se secadora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário